Branqueamento Dentário.
O Branqueamento Dentário é um tratamento estético conservador, relativamente simples e rápido, e está indicado no tratamento de dentes com manchas e descolorações ou simplesmente porque a cor natural dos dentes escureceu com o passar dos anos, por exemplo devido à alimentação ou traumatismo.
O Branqueamento Dentário é um processo pelo qual se aclara a cor dos dentes.
O objectivo é conseguir um sorriso harmonioso, devolvendo aos seus dentes uma cor adequada às suas necessidades estéticas no menor tempo possível, com procedimentos simples e indolores e sem efeitos secundários. Seguindo algumas instruções simples pós-tratamento e mantendo uma correcta higiene oral, o branqueamento dentário pode durar anos.
Na clinica dentária CMO Clinic utilizamos diferentes tipos de branqueamento dentário em função do agente branqueador utilizado, da sua concentração, do tempo de exposição sobre o dente e dos requisitos estéticos e estilo de vida do paciente.
O sorriso é o nosso mais importante cartão-de-visita, ao sorrir comunicamos e é por isso importante sorrir comodamente, sem complexos. Dentes brancos, luminosos e bem alinhados são sinónimo de saúde e dão-nos a confiança necessária para sorrir de forma sincera e calorosa.
Branqueamento Dentário Externo
O BRANQUEAMENTO EXTERNO, que pode ser feito de duas formas:
EM CASA (ambulatório): através da utilização de uma moldeira ou goteira confeccionada no consultório dentário á medida da boca do paciente. Esta moldeira serve para transportar o gel branqueador até aos dentes e aí mantê-lo enquanto atua. A moldeira pode ser usada durante a noite ou algumas horas durante o dia, todos os dias ou em dias alternados. Geralmente a duração do tratamento é de 10 a 14 dias, mas pode variar de paciente para paciente.
NA CLINICA: onde é colocado um gel com maior concentração do agente branqueador directamente sobre a superfície dentária, este é depois activado (com recurso a calor, um laser, luz LED ou luz ultravioleta). Geralmente é feito numa única sessão de 1 hora ou duas sessões de 30 minutos espaçadas de 10 dias. Contudo, a quantidade de sessões necessárias pode variar de pessoa para pessoa.
Ambas as técnicas permitem alcançar resultados idênticos em termos do branqueamento dentário. A diferença entre ambas está no tempo necessário para conseguir o resultado desejado e no seu custo. O branqueamento em ambulatório leva mais tempo (geralmente 14 dias) e é mais económico. Pelo contrário, o branqueamento na clinica é, geralmente, conseguido em 1 ou 2 sessões e é mais caro.
As duas técnicas não se autoexcluem, podendo ser complementares uma da outra. Ter em atenção que ambas as técnicas exigem acompanhamento profissional por um Médico Dentista, pois podem levar a danos irreversíveis, tais como queimaduras na gengiva ou mucosa adjacente e hipersensibilidade extrema.
Branqueamento Dentário Interno
O BRANQUEAMENTO INTERNO está indicado para aqueles dentes individuais que escureceram na sequência de um tratamento endodôntico (desvitalização) anterior ou porque sofreram trauma ou infeção causando necrose pulpar. Só é possível efetuar o branqueamento interno em dentes desvitalizados. O tratamento consiste em branquear o dente desde o seu interior. É geralmente realizado em duas sessões (consultas). Na primeira o dente é aberto por trás, os canis radiculares são selados (endodontia) e é aplicado o agente branqueador que se deixa dentro do dente. Uma semana depois é feita a segunda consulta onde o dente é reavaliado para decidir se é necessário nova sessão de branqueamento ou se a cor alcançada é satisfatória e o dente pode ser encerrado definitivamente.
Perguntas Frequentes
Vários são os factores que influenciam o tempo necessário para a conclusão de um branqueamento dentário (o tipo de agente branqueador utilizado, a sua concentração e tempo de exposição sobre o dente, a quantidade de branqueamento pretendido pelo paciente, etc.). No entanto, de forma genérica:
- Branqueamento em ambulatório: 3 horas por dia durante 10 a 14 dias.
- Branqueamento na clínica: 2 sessões de 30 minutos separadas de 1 semana, ou uma sessão de 60 minutos. Contudo, a quantidade de sessões necessárias pode variar de pessoa para pessoa.
O branqueamento dentário é uma técnica que permite aclarar a cor dos dentes, sem os lesar ou desgastar. Esta técnica actua por um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes; o agente/gel branqueador penetra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração dos pigmentos.
Os dentes podem escurecer por vários factores:
- Ingestão regular de alimentos pigmentantes tais como café, chá, coca-cola, vinho tinto ou outros com alto teor de corantes.
- Com a idade
- Fumar
- Manchas por tetraciclinas ou alguns outros antibióticos ingeridos durante a fase de formação dos dentes (em criança)
- Manchas por ingestão de flúor (ingestão excessiva de flúor pode originar manchas de vários tipos)
- Algumas doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes
- Dentes desvitalizados ou que necrosaram por trauma ou infecção
O tempo de duração do efeito de um branqueamento depende directamente de factores como a sua alimentação, higiene oral e se fuma ou não. O habitual parece ser 3 ou 4 anos. Contudo, geralmente ao final de dois anos é necessário fazer um reforço do branqueamento. Sempre que considerado necessário, este reforço do branqueamento pode ser conseguido fazendo 2 ou 3 sessões de branqueamento em ambulatório com recurso à moldeira de branqueamento original.
O custo de um branqueamento externo ronda os 220 euros. Contudo, este preço pode oscilar de acordo com a técnica utilizada e o número de sessões necessárias.
Dispomos de financiamento à medida.
O branqueamento dentário origina uma maior porosidade da superfície dentária nas primeiras 24 horas. Se durante este período forem ingeridas substancias pigmentantes, os seus pigmentos podem mais facilmente penetrar em profundidade.
É por isso importante que neste período faça uma “dieta branca” (não comer nada que possa manchar uma camisa branca) principalmente chá, café, fumar, bebidas de cola, molhos de ketchup, soja ou caril.
Sim. O tratamento indicado nestes casos é o misto: branqueamento interno e externo.
Os produtos de branqueamento dentário usados na clínica dentária CMO Clinic encontram-se certificados pelo INFARMED para esse mesmo fim, passando por uma multitude de estudos tendo ficado amplamente demonstrado que quando indicados e aplicados por um profissional NÃO danificam os dentes.
Existem algumas situações em que não é aconselhável a realização de um branqueamento dentário. É por isso muito importante que antes de se submeter a um branqueamento dentário seja avaliado por um dos nossos profissionais, para que este passa avaliar criteriosamente o seu estado de saúde oral: avaliar as gengivas e a presença de cáries. Antes de avançar para o tratamento deve ainda fazer sempre uma destartarização com ultra-sons e polimento dentário (para remoção do pigmento extrínseco), bem como uma aplicação de flúor tópico.
Algumas das situações que podem contra-indicar um branqueamento dentário são:
- Dentes com muita sensibilidade
- Gengiva retraída
- Presença de cáries
- Doença periodontal activa
- Dentes com grandes restaurações
- Dentes muito escuros/acinzentados
- Mulheres grávidas e crianças
No entanto, a maioria das contra-indicações não são absolutas e podem ser contornadas por profissionais especializados, permitindo-lhe obter um sorriso mais branco.
Marque a sua Consulta.
Queremos aproximar-nos dos nossos pacientes e não é possível fazê-lo se não lhe dermos a oportunidade de nos conhecer. É por isto que o convidamos a solicitar a sua “primeira consulta”, sem qualquer compromisso.