Segurança e Higiene

Na clínica dentária CMO Clinic o nosso principal objectivo é fornecer um serviço exemplar, quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista humano, tentando que a permanência do paciente na nossa clínica dentária seja o mais agradável e segura possível. Para alcançar estes objectivos, temos à disposição dos nossos pacientes uma equipa humana com grande experiência e altamente qualificada. Adicionalmente, implementamos medidas de protecção para todos os doentes de forma a evitar a transmissão de microorganismos patogénicos (vírus, bactérias, etc.)  causadores de doenças infecto-contagiosas, incluindo a SIDA e Hepatites Virais. Estas medidas incluem:

• Utilização de luvas e máscara para qualquer tipo de tratamento e mudança de luvas após cada doente;
  • Esterilização e desinfeção dos instrumentos após cada utilização;
  • Limpeza e desinfeção de todas as superfícies e equipamentos do consultório após cada consulta;
  • Eliminação de agulhas e outros instrumentos cortantes em contentores especiais;
  • Eliminação apropriada dos lixos e materiais contaminados realizado por empresas especializadas.

Algumas destas medidas podem por si ser observadas durante a consulta. Outras, como a desinfeção e esterilização, são efetuadas antes da consulta.

A desinfecção e esterilização são dois dos aspectos mais importantes em qualquer especialidade médica. Na clínica dentária CMO Clinic todos os instrumentos clínicos são primeiro submetidos a um processo de desinfecção por imersão em banho de ultra-sons com soluções desinfectantes, são de seguida escovados com sabões enzimáticos, lavados com água, secos e selados em mangas próprias. Estas mangas seguem para um autoclave de última geração onde são esterilizadas com calor, humidade e pressão.

Todo o material utilizado na clínica dentária CMO Clinic que não possa ser desinfectado e esterilizado é sempre descartável e de uso único, como por exemplo: mascaras, luvas, agulhas, lâminas de bisturi, toalhetes, guardanapos, etc. A desinfecção das superfícies da clínica dentária CMO Clinic (mesas, cadeiras, bancadas, etc.) é feita com produtos químicos adequados e certificados para esse fim.

Este é o processo recomendado pela DGS (Direcção-Geral da Saúde), pela ADA (American Dental Association) e pelo FDI (World Dental Federation). Na clínica dentária CMO Clinic seguimo-lo com rigor!