Entidade Certificada pela DGERT nas áreas de Educação e Formação: Saúde - Ciências Dentárias
Apresentação do Curso
O curso de Pós-Graduação em Ortodontia Funcional - MEAW é um curso intensivo creditado, oferecido em tempo parcial, sendo ministrado em 2 módulos, com a duração de 3 dias por módulo, com carga horária total de 160 horas das quais 48 horas são de contacto direto, estando incluído todo o material necessário.
O programa curricular reúne os conceitos do Prof. Rudolf Slavicek e do Prof. Sadao Sato e assenta, sobretudo, num forte ensino prático | hands-on de uma técnica de tratamento ortodôntico inovadora que tem por base a função do sistema crânio-mandibular, o reposicionamento da mandibula e a articulação temporomandibular, e que é chave para o tratamento individualizado da má oclusão e da disfunção crânio mandibular. Esta abordagem apresenta uma nova visão sobre a etiopatogenia da má oclusão, baseada na dinâmica do crescimento craniofacial.
Pretendemos reprogramar a sua visão sobre a prática clínica ortodôntica e mudar a forma como dialoga com os pacientes.
Contextualização
O tratamento ortodôntico não pode deixar de ser visto como uma reconstrução oclusal (total) em dentição natural. E a função é fundamental no sucesso de qualquer reconstrução oclusal. Os prostodontistas (clínicos que reabilitam a dentição com recurso a estruturas protéticas) estão particularmente sensibilizados para este fato. Contudo, o foco principal da maioria dos tratamentos ortodôntico está nos dentes e na sua intercuspidação máxima (estática) e não na função do órgão. Adicionalmente, a maioria das filosofias de tratamento ortodôntico assentam em procedimentos biomecânicos standard, recorrendo a brackets com informação de torque e inclinação estandardizada e arcos contínuos (retos) também eles de forma e tamanho standard. É certo que cerca de 80% dos pacientes conseguem tolerar estes valores “standard”. Mas o que isto também significa é que cerca de 2 em cada 10 pacientes não “encaixam” nesta média estandardizada. Estes são aqueles pacientes nos quais o tratamento ortodôntico “standard” não vai ser estável; que desenvolvem disfunções oclusais e/ou articulares; que desgastam os dentes, fraturam coroas e nos quais os implantes dentários tendem a falhar. Estes pacientes necessitam de um diagnóstico e plano de tratamento adequados, no que diz respeito às funções do seu sistema estomatognático, e de um tratamento ortodôntico individualizado.
Esta é uma excelente oportunidade para entender e praticar um conceito de tratamento ortodôntico funcional e individualizado que o irá ajudar na resolução de casos complexos ou multidisciplinares, com e sem disfunção crânio-mandibular associada. Este curso desmistifica os casos considerados de alta complexidade, permitindo ao aluno conseguir abordar de forma individualizada casos complexos com menor recurso a cirurgia ortognática, reduzido número de extrações e resultados surpreendentes, em tempo útil, com elevada previsibilidade e estabilidade a longo prazo.
Objetivos o Curso
Aquisição e aprofundamento de conhecimentos na área da ortodontia funcional, permitindo aos formandos ganhar confiança e serem capazes de implementar um tratamento ortodôntico funcional e individualizado.
Compreender a etiologia da má oclusão e da disfunção crânio-mandibular no contexto da dinâmica do complexo crânio-mandibular, saber diagnosticar funcionalmente o sistema estomatognático e estabelecer o plano de tratamento e respetivos procedimentos mecânicos. Entender, construir e manejar com à vontade os aspetos biomecânicos das ferramentas de controlo do plano oclusal como os arcos multiansas (MEAW - multiloop edgeWise archwire), MOAW (modified offset archwire), GEAW (gummetal edgeWise archwire), incluindo sequência de ativação e modificações para o tratamento das diversas más oclusões.