Gengivite Infantil

Gengivite é o termo médico utilizado para fazer referência a uma inflamação das gengivas e representa o primeiro estádio da doença periodontal.

O sangramento das gengivas ao comer ou ao escovar os dentes, tanto em crianças como nos adultos, é geralmente o primeiro sinal de que algo não está bem com o tecido de suporte dos dentes.

A principal causa da gengivite em idades precoces é a acumulação de placa bacteriana sobre os dentes e gengivas, principalmente quando não se tem uma correcta higiene oral. Daqui a importância das crianças terem hábitos de higiene oral correctos e adequados.

Há sintomas que não deixam dúvidas quanto à existência de uma gengivite. Uma criança pode ter gengivite quando apresenta:

• Gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis ao toque;
  • Sangramento gengival ao comer ou durante o escovar dos dentes;
  • Sensação de que as gengivas recuam (retracção gengival) tornando-se os dentes mais longos;
  • Mau hálito e/ou mau gosto na boca;
  • Pode ocorrer a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva originando, por vezes, abcessos gengivais.

Uma boa higiene oral é essencial.

É importante vigiar e ensinar as crianças a terem bons hábitos de higiene oral.

As consultas de revisão periódicas na clínica dentária CMO Clinic são também extremamente importantes, pois o tártaro (placa bacteriana endurecida) só é passível de ser removido numa consulta de higiene oral.

O tratamento da gengivite consiste em criar um ambiente oral saudável, ao mesmo tempo que o paciente adquire bons hábitos de higiene oral de forma a conseguir manter esse ambiente oral saudável. O tratamento divide-se em 2 fases:

Fase da Higienização:

• Limpeza oral: eliminação da placa bacteriana e tártaro;
  • Eliminação de elementos retentivos e ou irritantes.

Fase de Manutenção:

• Controlo da higiene oral;
  • Visitas periódicas à clínica dentária CMO Clinic a cada 6 meses.