Ortodontia.

A ORTODONTIA na clínica dentária CMO Clinic

O Ortodontista é um médico dentista Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). O Médico Dentista é um dentista generalista, semelhante ao seu médico de família. Para que um médico dentista seja Especialista em Ortodontia (seja um Ortodontista) tem de cumprir 3 requisitos:

1) Completar o curso de Medicina Dentária (ser Medico Dentista);

2) Completar um programa de 3 anos de Especialização em Ortodontia num curso superior de pós-graduação; e

3) Passar o exame de admissão ao Colégio da Especialidade de Ortodontia da OMD.

O título de Especialista em Ortodontia é um garante para o paciente, de que esse profissional possui o conhecimento e a competência técnica necessárias para poder diagnosticar, planificar e implementar um tratamento ortodôntico, de forma segura, eficiente e eficaz.

O seu dentista é especialista em Ortodontia?

Verifique no website da Associação Portuguesa de Ortodontistas (APO) se o médico dentista que lhe vai fazer o tratamento ortodôntico, ou o do seu filho, é Especialista em Ortodontia.

Na clínica dentária CMO Clinic todos os tratamentos ortodônticos são pessoalmente coordenados por um Especialista em Ortodontia: o Prof. Doutor Hélder Nunes Costa.

Marque a Sua Consulta

Qual a altura certa para ir a uma Consulta de Ortodontia?

As crianças devem realizar a sua primeira consulta ortodôntica antes dos 5 anos de idade para controlar o desenvolvimento dos maxilares, a erupção dos dentes e monitorizar os hábitos orais típicos da infância.

Nesta idade, o crescimento dos maxilares é já suficiente para que o Especialista em Ortodontia possa identificar problemas como mordidas abertas, cruzadas ou profundas, apinhamentos dentários, perda precoce de dentes de leite e fazer o despiste de hábitos (parafuncionais) como o chuçar num dendo ou o posicionar mal a língua ao engolir (deglutir).

É possível que não seja necessário um tratamento ortodôntico no imediato ou até mesmo no futuro, mas um correto diagnóstico e monitorização irá ajudar-nos a identificar aqueles problemas que devem ser tratados numa fase precoce e diferenciá-los daqueles que necessitam de um tratamento corretivo mais tardio.

Vantagens do tratamento Ortodôntico?

  • Alinhamento dos dentes, proporcionando um sorriso perfeito.
  • Restabelecimento da função, redistribuindo as cargas oclusais e evitando fraturas dentárias ou de restaurações existentes e dano nos tecidos de suporte periodontal (osso e gengiva).
  • Facilitador da higiene oral para o paciente, dificultando por isso o aparecimento de cáries, a acumulação de tártaro e problemas gengivais.
  • Promoção de uma mastigação correta, evitando a sobrecarga funcional do sistema mastigatório e problemas digestivos.
  • Evita problemas articulares; a existência de uma boa relação dentária promove uma posição centrada da mandibula o que contribui para a ausência de dores articulares e de cabeça.
  • Contribui para uma melhor dicção, fala e até respiração.
  • Promove a sua autoestima e confiança. Vários estudos, publicados em revistas científicas de referência, mostram que pessoas com dentes saudáveis e direitos têm mais sucesso pessoal e profissional.

Etapas – Passo a Passo.

Antes de ser possível iniciar qualquer tratamento ortodôntico, seja ele intercetivo, funcional ou corretivo, são sempre necessárias 3 fases:

  1. Estudo digital e planeamento individualizado do caso: iniciamos sempre com a realização de um estudo ortodôntico completo. Este é essencial à elaboração de um plano de tratamento individualizado ao seu caso específico, sendo necessário para o realizar a recolha de alguns elementos complementares de diagnóstico, nomeadamente, fotografias (extra-orais e intraorais), modelos de estudo dos dentes e exames radiográficos (ortopantomografia e telerradiografia de perfil da face e crânio). Em algumas situações poderão ser necessários exames adicionais, como a montagem de modelos de estudo em articulador, uma axiografia computorizada, uma tomografia computorizada ou ressonância magnética.
  2. Aprovação do estudo: um relatório detalhado do estudo ortodôntico é-lhe entregue e, caso entenda necessário, agendamos uma conversa com o seu médico dentista especialista em ortodontia para esclarecer todas as dúvidas que eventualmente persistam. O nosso objetivo é que fique com toda a informação necessária para que possa tomar a decisão mais adequada.
  3. Início do tratamento ortodôntico: uma vez tomada a decisão de iniciar o tratamento é tão fácil como escolher uma data de início.

Bem-vindo à clínica dentária CMO Clinic!

Marque a Sua Consulta
Ortodontia

Os nossos tratamentos de Ortodontia:

Marque a sua Consulta.

Queremos aproximar-nos dos nossos pacientes e não é possível fazê-lo se não lhe dermos a oportunidade de nos conhecer. É por isto que o convidamos a solicitar a sua “primeira consulta”, sem qualquer compromisso.

    Nome*
    Email*
    Telefone*
    Mensagem