Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade que estuda a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam os tecidos que rodeiam e suportam os dentes e os implantes dentários.

As doenças periodontais são muito frequentes na nossa sociedade e são uma das principais causas para a perda dentária (e de implantes) em adultos. Este tipo de doença é causado por infecções bacterianas que afectam os tecidos vizinhos do dente, nomeadamente a gengiva, o ligamento periodontal e o osso que o suporta.

Numa primeira fase as bactérias causam apenas inflamação da gengiva, que começam por adquirir uma coloração avermelhada sangrando com facilidade, por vezes, de forma quase espontânea (GENGIVITE). Se esta situação inicial não for resolvida as bactérias podem também atingir o osso e, nessa altura, causar uma periodontite.

Com tratamento adequado, a GENGIVITE é reversível. Se nenhum tratamento for implementado esta patologia pode evoluir, envolvendo o ligamento periodontal e o osso, dando origem a qualquer uma das forma de PERIODONTITE (destruição irreversível dos tecidos que rodeiam e suportam os dentes/implantes), podendo culminar com a perda dos dentes ou implantes.

A Periodontologia engloba também os tratamentos estéticos das gengivas, uma vez que as gengivas desempenham um papel importante na estética dentária e do sorriso.

Na clínica dentária CMO Clinic estamos conscientes da importância das gengivas e por isso realizamos sempre uma cuidadosa exploração dos tecidos periodontais identificando possíveis compromissos ou doenças das gengivas.

Os nossos tratamentos em periodontologia: