Periodontite

Comumente conhecida como piorreia, a periodontite é uma doença bacteriana crónica e irreversível que afecta os tecidos que rodeiam e suportam os dentes (periodontite) ou implantes (peri-implantite). Tem inicio como uma gengivite inicial, que depois evolui para periodontite provocando recessão gengival e perda de osso alveolar. Os dentes perdem desta forma suporte ósseo e começam a ganhar mobilidade o que pode conduzir à sua perda.

Periodontite

A periodontite tem início com uma inflamação localizada nas gengivas cuja designação médica é gengivite. As gengivas inflamadas:

• Adquirem uma coloração avermelhada;
  • Aumentando, por vezes, de volume;
  • Sangram com facilidade, por vezes, de forma quase espontânea.

Existe geralmente um mau odor na boca (halitose), ainda que o paciente escove os dentes com frequência e bocheche regularmente com um colutório.

A medida que a doença vai evoluindo, começa a envolver o ligamento periodontal e o osso, dando origem à destruição progressiva e irreversível dos tecidos que rodeiam e suportam os dentes ou implantes:

• As gengivas começam a regredir (recessão gengival);
  • Os dentes começam a apresentar mobilidade.

O tratamento passa pela realização de várias consultas onde se procede inicialmente a um diagnóstico e de seguida a rigorosos e cuidados procedimentos de destartarização e alisamento das raízes dos dentes de forma a remover todas as bactérias que se encontram na sua superfície. Com este mesmo objectivo são ainda eliminadas todas as margens debordantes de restaurações ou próteses fixas anteriores.

Em situações em que a doença se encontra mais avançada pode ser necessário recorrer a pequenas intervenções cirúrgicas mediante a utilização de anestesia local e prescrição de medicamentos.

Por a periodontite ser uma doença crónica com forte predisposição genética é essencial que exista controlo do tratamento, por sondagem periodontal, e manutenção periodontal periódica, usualmente a cada 6 meses, na clínica dentária CMO Clinic.

A planificação de um tratamento típico seria:

• Sondagem periodontal, que consiste no diagnóstico das bolsas periodontais, fornecendo informação importante sobre a sua profundidade, permitindo monitorizar a evolução futura do tratamento nas sessões clínicas semestrais de manutenção;
  • Sessões de curetagem por quadrante, para eliminação do tártaro infra gengival e alisamento das superfícies radiculares;
  • Manutenção a cada 6 meses para monitorização dos resultados e prevenção de recidivas.

VÍDEO DEMONSTRATIVO

• Periodontite   Periodontite   Periodontite   Periodontite
  • Porque surge a doença periodontal?
    Periodontite

A periodontite, também conhecida como piorreia, é uma doença crónica e irreversível causada por bactérias presentes na placa bacteriana que quando se acumulam em redor dos dentes ou implantes dentários durante tempo suficiente afetam negativamente os tecidos periodontais. Tem inicio como uma gengivite (inflamação das gengivas) e depois evolui para periodontite provocando recessão gengival e perda de osso alveolar. Os dentes ou implantes dentários perdem desta forma suporte ósseo e começam a ganhar mobilidade o que pode conduzir à sua perda. Geralmente existe uma predisposição genética familiar que facilita a evolução da periodontite. Estes e outros factores predisponentes como a diminuição da imunidade oral e o tabaco são factores que podem produzir inflamação gengival, destruição do osso em redor dos dentes e perda dentária.

• A Periodontite é contagiosa?
    Periodontite

A periodontite é uma doença bacteriana (causada por bactérias) pelo que é contagiosa. Não está demonstrado o contágio entre pessoas com contacto ocasional, mas este é possível entre pessoas com contacto próximo, se forem susceptíveis.

Aconselhamos, caso tenha periodontite, que o seu parceiro realize uma consulta de revisão periodontal para descartar a possibilidade de uma periodontite.

• A Periodontite afecta a saúde em geral?
    Periodontite

A periodontite é uma infecção localizada na boca, mas pode ter manifestações sistémicas generalizadas e influenciar negativamente a evolução de outras doenças. Estudos recentes mostram a existência de uma relação entre a periodontite e o difícil controlo da diabetes mellitus, o parto prematuro de bebés de baixo peso, doenças cardiovasculares e doenças pulmonares.