Sedação Consciente

Sedaçao Consciente, Controlo da Dor e Ansiedade

O medo, a ansiedade e as experiências dolorosas anteriores são fatores que levam muitas vezes ao adiar de uma consulta ao dentista.

Por vezes há pacientes que deixam arrastar no tempo a marcação da sua consulta, e quando finalmente ganham coragem para ir à consulta (muitas vezes porque a situação deixou de ser suportável) é já tarde, pois já não é possível recuperar um ou vários dentes que acabam por ter de ser extraídos. Se já teve uma destas experiências este artigo é para si.

A Medicina Dentária atual disponibiliza uma variedade de técnicas com o objetivo de eliminar a ansiedade, o medo e o reflexo de vómito quase por completo, quer em adultos como em crianças. A sedação consciente com óxido nitroso é uma técnica utilizada na clínica dentária CMO Clinic com praticamente 100 % de êxito em relação ao medo, fobia, stress e reflexo de vómito acentuado. Já consagrada há muitos anos esta técnica utiliza uma mistura de óxido nitroso e oxigénio. É utilizada com o objetivo de eliminar a dor ou expetativa de dor, permitindo ao paciente ficar muito mais relaxado.

O conceito de sedação consciente difere totalmente do da anestesia geral. A sedação consciente é uma depressão mínima do nível de consciência produzida por métodos farmacológicos ou não-farmacológicos (ou a sua combinação), onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais. Um dos principais métodos de sedação consciente é a utilização de sedação inalatória com óxido nitroso e oxigénio. É uma técnica fácil, segura e que normalmente resolve o problema de comportamento do paciente. O método utilizado é por intermédio de uma máscara que é colocada no nariz para que possa inalar o gás. O paciente permanece consciente e acordado, e após a consulta a recuperação é completa e imediata. A sedação consciente tem uma ampla aplicação na Medicina Dentária, podendo ser utilizada em praticamente todos os procedimentos e em todas as especialidades. O uso da sedação consciente em odontopediatria é vastamente difundido em muitos países e é a primeira opção de sedação para este perfil de pacientes.

Características da Sedação Consciente

A sedação consciente com óxido nitroso produz uma depressão mínima do nível de consciência, onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais. O óxido Nitroso é um gás respirável, não irritante, incolor e com um cheiro adocicado. Os efeitos dependem da concentração e do tempo de administração. No entanto o paciente permanece sempre consciente, cooperante, respondendo sempre ao médico e com respiração voluntária.

É uma técnica fácil, muito segura e que normalmente resolve o problema de comportamento do paciente. O método utilizado é por intermédio de uma máscara que é colocada no nariz para que possa inalar o gás. O paciente permanece consciente e acordado, e após o tratamento a recuperação é completa e imediata.

Vantagens:

  • A sedação consciente tem uma ampla aplicação na Medicina Dentária, podendo ser utilizada em praticamente todos os procedimentos e em todas as especialidades;
  • Ação rápida (o gás atinge o cérebro em 20 segundos e demora cerca de 2 ou 3 minutos para atuar);
  • A profundidade da sedação pode ser alterada a qualquer momento pelo médico;
  • O período de recuperação é extremamente curto (5 a 10 minutos);
  • Tem poucos efeitos secundários, não tendo efeito negativos no cérebro, coração, pulmões, rins e fígado;
  • Elimina reflexos do vómito mesmo em casos muito acentuados;
  • Completamente diferente e mais simples do que a anestesia geral;
  • Na maioria dos casos não é necessária a presença de um acompanhante;
  • O preço é acessível.

Limitações:

  • Incapacidade do paciente respirar pelo nariz (síndrome gripal ou alergia): pelo fato da inalação do gás ser feita pelo nariz, se este estiver obstruído não é possível o efeito de sedação.

Menu Title