Facetas Dentárias.

As Facetas são finas lâminas de cerâmica/porcelana, também chamadas de lentes de contato dentárias, que são feitas à medida em laboratório e que se cimentam sobre os dentes para lhes dar o tamanho, forma, textura e cor desejada de forma permanente.

As facetas de cerâmica não sofrem alterações de cor com o tempo e as suas propriedades de reflecção e brilho da luz são ótimas permitindo um mimetismo total da dentição natural. Como numa dentição natural, devem ser aplicados os cuidados básicos de higiene oral.

Marque a Sua Consulta

Vantagens

As facetas dentárias são uma solução minimamente invasiva que permite alcançar o sorriso natural e estético com que sempre sonhou. Existem várias vantagens na utilização de facetas de cerâmica:

  • É um tratamento relativamente pouco invasivo quando os dentes se encontram bem posicionados. Porque se tratam de lâminas que se colam na superfície do esmalte dentário, não é necessário modificar excessivamente a forma original do dente por desgaste. As facetas de cerâmica ajustam-se na perfeição, e com força, ao dente cujo aspecto se quer modificar.
  • É um tratamento duradouro. Fazendo bom uso delas e mantendo uma correcta higiene oral devem durar anos em perfeito estado.
  • A sua Cor e Brilho permanecem inalteráveis com o passar do tempo (não mancham, por exemplo, com vinho tinto ou café)
  • O resultado é Imediato e Duradouro.
  • Resultam num Branqueamento Permanente.
  • Apesar de delicadas, são Resistentes apresentando um elevado grau de Durabilidade. Isto não significa que não exista desgaste (todo o material está sujeito a um certo desgaste, incluindo os dentes naturais) ou que não se possam partir ou lascar, mas não é habitual sendo menos provável que suceda do que com outros tratamentos.
  • As Facetas Cerâmicas não são rejeitadas pelos pacientes, pelo que a sua colocação está indicada em todas as bocas.
  • Por serem finas, menos de 1 mm, não é frequentemente necessário recorrer ao desgaste da superfície dentária para aplicação de facetas dentárias. Mesmo nos casos em que o desgaste se torna necessário, este é geralmente muito reduzido (entre 0,2 e 0,8mm).
  • Em casos mais complicados, onde exista grande apinhamento dentário, defeitos na relação entre as arcadas dentárias ou bruxismo o tratamento com facetas de cerâmica pode não estar indicado por exigir um desgaste excessivo dos dentes de forma a conseguir um sorriso bonito. Nestes casos, podemos optar por um tratamento prévio às facetas com ortodontia invisível Invisalign durantes umas semanas para melhorar o alinhamento dentário reduzindo o desgaste necessário.
  • Uma vez cimentadas as Facetas de Cerâmica o paciente pode comer e falar com normalidade, sendo o processo de adaptação ao tratamento praticamente inexistente.
  • As Facetas em Cerâmica, pela estabilidade da sua cor e forma, estão também indicadas para aqueles pacientes que apresentam um química oral ou hábitos mais agressivos, capazes de degradar ou fracturar as resinas compostas em pouco tempo.

Etapas

Para o tratamento com facetas de cerâmica são geralmente necessárias 2 consultas.

  1. Primeira consulta: quando necessário, o que nem sempre sucede, é realizado um pequeno desgaste da superfície externa dos dentes rebaixando-a em 0,2 a 0,8 mm. Este processo requer anestesia local. Após o desgaste, nesta mesma consulta, são feitas impressões ou um scan intraoral que é depois reencaminhado para o laboratório dentário para que este venha a confecionar as facetas de cerâmica. Nesta mesma consulta são confecionadas e colocadas facetas provisórias.
  2. Segunda Consulta: Após 5 a 10 dias, as facetas cerâmicas definitivas são cimentadas nos dentes. Estas facetas definitivas mimetizam a naturalidade da dentição natural, são resistentes e não exigem cuidados adicionais de higiene oral.

Em casos mais complicados ou extensos, pode ser necessário a realização prévia de um planeamento digital do sorriso (Digital Smile Design) de forma a desenharmos o sorriso ideal para as características únicas do paciente. Este planeamento é geralmente realizado numa consulta prévia e sempre partilhado com o paciente.

Marque a Sua Consulta

Perguntas Frequentes

São vários os factores que influenciam a duração das facetas de cerâmica: a força efectiva da adesão da faceta ao dente, a forma como o paciente morde, a saúde das gengivas e o uso adequado dos dentes. Contudo, em circunstância normais as facetas cerâmicas devem durar entre 10 e 15 anos.

Quando correctamente desenhadas, as facetas de cerâmica não têm aspecto de serem grosas nem se sentem como tal.

As facetas de cerâmica podem ser removidas e feitas novas, mas é um procedimento mais demorado que quando se fazem pela primeira vez.

Não. Se os dentes foram adequadamente preparados e as facetas de cerâmica correctamente coladas, estas não devem cair. Os problemas de mordida podem, contudo, levar à descolagem ou fratura de facetas.

Pode ter existido uma falha na adesão das facetas cerâmicas ou a higiene oral nas margens das facetas não ter sido a mais adequada. Se se acumular placa bacteriana entre o dente e a faceta a gengiva irá inflamar (gengivite) e com o tempo poderá haver perda óssea a esse nível, com consequente retração da gengiva, expondo a raiz. Isto pode ser solucionado com uma nova faceta em cerâmica depois de tratadas as gengivas.

A causa mais comum do fracasso de qualquer tratamento com facetas é a má higiene das suas margens. O términus das facetas dentárias são as gengivas e se estas inflamam ou se se formam bolsas de placa bacteriana entre as gengivas e a faceta as bactérias actuam, a este nível, como “térmitas” destruindo osso. Ao perder osso a gengiva perde suporte e retrai afastando-se da margem da faceta, o que deixa visível um espaço inestético adjacente à margem da faceta. Após o tratamento das gengivas, poderá ser necessário substituir a faceta por uma nova.

A segunda causa mais frequente é o bruxismo ou hábito de apertar e ranger os dentes.

A terceira causa são a fratura das facetas por uso indevido dos dentes.

Higiene, higiene e mais higiene. O uso do fio dentário e irrigadores orais são sempre recomendados. As consultas de rotina para revisão e higiene oral profissional a cada 6 meses são muito importantes.

Sim, também é frequente a confeção de facetas dentárias em resinas compostas (compósito).

Existem 2 diferenças principais:

  • A faceta de compósito tem uma duração média de 5 a 7 anos. Com o tempo vai perdendo o brilho e escurecendo. As facetas de cerâmica conservam o seu brilho e cor inalteráveis desde o primeiro dia.
  • As facetas de cerâmica são irreversíveis, pois para poderem ser colocadas requerem muitas vezes um desgaste, ainda que reduzido, da superfície externa do dente. As facetas de compósito são totalmente reversíveis.

O custo de uma faceta em cerâmica é de 595 euros por dente. Contudo, este preço pode oscilar de acordo com o tipo de material usado na confecção da faceta e se se trata de uma faceta que também recobre a face palatina do dente ou não.

Dispomos de planos de pagamento à medida.

Não é recomendável a colocação de facetas em compósito em fumadores uma vez que escurecerão mais rapidamente. Os compósitos absorvem os pigmentos da comida e bebida sendo o tabaco a substância que mais os pigmenta. Outras substâncias prejudiciais são o café, o chá, vinho tinto e refrigerantes de cola. O mesmo não sucede com as facetas cerâmicas.

Não é recomendável a colocação de facetas em compósito em fumadores uma vez que escurecerão mais rapidamente. Os compósitos absorvem os pigmentos da comida e bebida sendo o tabaco a substância que mais os pigmenta. Outras substâncias prejudiciais são o café, o chá, vinho tinto e refrigerantes de cola. O mesmo não sucede com as facetas cerâmicas.

O custo de uma faceta em compósito é de 140 euros por dente. Dispomos de planos de pagamento à medida.

As facetas de compósito podem ser removidas em qualquer momento deixando o dente igualmente forte e são. De seguida pode fazer-se qualquer tipo de tratamento que se decida, incluindo uma faceta cerâmica.

Os resultados estéticos que se conseguem obter com as facetas de cerâmica são superiores aqueles que se consegue obter com facetas em compósito. O brilho, a cor e a translucidez das cerâmicas é muito superior ao dos compósitos. Ainda assim, a estética de uma faceta em compósito é muito aceitável.

Poderá também interessar-lhe:

Marque a sua Consulta.

Queremos aproximar-nos dos nossos pacientes e não é possível fazê-lo se não lhe dermos a oportunidade de nos conhecer. É por isto que o convidamos a solicitar a sua “primeira consulta”, sem qualquer compromisso.

    Nome*
    Email*
    Telefone*
    Mensagem