Project Description
Casos Clínicos.
Disfunção Articular – Regresso à Saúde – Caso 15.
Paciente adulto, de 67 anos, referindo queixas de desconforto articular, dificuldade em mastigar e “zumbidos” nos ouvidos (tinnitus) com acentuado agravamento nos últimos 6 meses. O paciente encontrava-se em acompanhamento pela ortopedia e neurologia tem sido extensamente medicado e remedicado sem melhorias significativas dos sintomas. Apresentava uma relação esquelética de classe III, por prognatismo mandibular funcional, mordida cruzada anterior completa, com os incisivos superiores a ocluírem por detrás dos incisivos inferiores, e a ausência de múltiplas peças dentárias com consequente colapso posterior da mordida. O paciente usava prótese acrílica superior e inferior desde há 10 anos.
Para resolver as queixas do paciente:
- Realizamos um detalhado diagnóstico, com recurso a exames complementares de diagnóstico (fotografias, modelos de estudo, radiografias, ressonância magnética e axiografia computorizada) que culminou na implementação de uma estratégia de tratamento multidisciplinar.
- Numa primeira fase, procedeu-se à reformulação das próteses acrílicas que eram usadas.
- O paciente foi submetido a um tratamento ortodôntico pré-protético muito curto, com recurso a alguns brackets metálicos para correcção da posição dos incisivos e eliminação do desvio funcional anterior da mandibula.
- Terminado o tratamento ortodôntico confeccionamos novas próteses acrílicas removíveis reconstruindo os planos oclusais e recuperando a dimensão vertical posterior.
Desta forma, conseguiu-se restituir saúde, função e estética ao sistema estomatognático, eliminando todas as queixas do paciente.
Duração do tratamento: 5 meses.






Marque a sua Consulta.
Queremos aproximar-nos dos nossos pacientes e não é possível fazê-lo se não lhe dermos a oportunidade de nos conhecer. É por isto que o convidamos a solicitar a sua “primeira consulta”, sem qualquer compromisso.