Project Description
Casos Clínicos.
Um Novo Sorriso Saudável – Caso 24.
Paciente adulta, cuja principal queixa era dor articular (nas articulações temporomandibulares) com irradiação para a região do pescoço e frontal. Apresentava também limitação na amplitude de abertura da boca e dor de cabeça (cefaleias) diárias que não cediam à medicação instituída pelo neurologista.
Na sequência de um detalhado diagnóstico, com recurso a exames complementares de diagnóstico (fotografias, modelos de estudo, ressonância magnética e uma axiografia computorizada), verificamos que a paciente apresentava constrição transversal e anterior da maxila, ausência do segundo pré-molar inferior esquerdo associado a uma inclinação mesial dos dentes posteriores e um travamento funcional significativo da mandibula. Todas estas alterações oclusais estavam relacionadas com as queixas que a paciente referia. Apresentava ainda compromisso estético do sorriso que gostava de corrigir.
Para corrigir todos estes problemas implementamos um tratamento multidisciplinar realizado em distintas fases:
- Estudo oclusal detalhado, com recurso a exames complementares de diagnóstico.
- Tratamento inicial com recurso a goteira oclusal inferior de reposicionamento mandibular.
- Depois de estabilizada a componente articular e eliminadas as queixas de dor da paciente, procedeu-se a tratamento ortodôntico com recurso a aparelho fixo metálico bimaxilar (técnica MEAW) para reconstrução dos planos oclusais, reposicionamento da mandibula e redistribuição das peças dentárias.
- Ainda durante a execução do tratamento ortodôntico colocamos 1 implante dentário na posição do dente pré-molar inferior esquerdo ausente (#35).
- Concluído o tratamento ortodôntico realizamos um estudo digital do sorriso (DSD) da paciente de forma a definir o tamanho e forma ideais para os dentes da paciente.
- Demos então início à fase de reabilitação protética.
- A paciente realizou primeiro um tratamento para branqueamento dentário.
- O implante dentário colocado durante o tratamento ortodôntico encontrava-se já integrado no osso e foi, por isso mesmo, possível avançar de imediato para a reabilitação do mesmo com uma coroa cerâmica.
- Adicionalmente foram realizadas 4 facetas cerâmicas para os incisivos maxilares.
Foi, desta forma, possível eliminar as dores das quais a paciente vinha a há anos a sofrer, restituir-lhe a função oclusal e a estética do sorriso.
Duração do tratamento: 23 meses de tratamento.




Marque a sua Consulta.
Queremos aproximar-nos dos nossos pacientes e não é possível fazê-lo se não lhe dermos a oportunidade de nos conhecer. É por isto que o convidamos a solicitar a sua “primeira consulta”, sem qualquer compromisso.